tayana passos consultoria de relacionamento e bem-estar

Home | Empresa | Serviços | Mídia | Contato

     

 


Diminuindo as compras por impulso

Saber quando uma compra é necessária ou supérflua
é fundamental para quem precisa reduzir os gastos.

Diariamente as pessoas estão expostas a promoções e lançamentos de novos produtos uma vez que o consumismo tem sido cada vez mais estimulado pelas grandes marcas e pela sociedade em geral. Cada dia fica mais difícil resistir as novidades, e as pessoas tendem a adquirir o hábito de comprar por impulso.

As compras por impulso são aquelas em que a decisão de compra é tomada na própria loja e que não estavam programadas pelo consumidor.

Para avaliar se a compra por impulso se tornou um hábito é importante considerar se existe a reflexão sobre a compra ou se a compra é feita sem nenhuma reflexão prévia, ou seja, “no calor do momento”. Muitas vezes as mulheres se sentem seduzidas por um acessório e acabam comprando, e quando chegam em casa percebem que já tinham algo parecido na gaveta. Em situações como esta é possível perceber que não houve reflexão a respeito da compra.

As consequencias da compra por impulso podem ser percebidas com o  comprometimento do orçamento, desentendimentos entre o casal, ou um mal exemplo para a educação das crianças.

Para saber discernir quando uma compra é importante ou não, é preciso ser honesto consigo mesmo, e se questionar sobre a compra antes de pagar. Refletir sobre a real necessidade da compra pode ajudar, assim como pode ser interessante pensar sobre em que situações o produuto prestes a ser comprado pode ser utilizado e se vale a pena o custo benefício.

Gastar dinheiro é um padrão de funcionamento que as pessoas reproduzem ou criam conforme o que aprenderam ao longo de suas vidas. Quanto mais se gasta, mais se quer gastar!

A Consultoria de Relacionamento e bem-estar ajuda a identificar a razão da compra por impulso, e o que é preciso ser feito para que na hora da compra, o cliente reflita sobre a importancia da aquisição do produto e evite gastar dinheiro sem necessidade.

Por Tayana Passos
Consultora de Relacionamento & Bem-Estar

Leia também outros artigos:

Voltar



 
(41) 3232-7097
(41) 9898-2021
tayana passos tayana passos