tayana passos consultoria de relacionamento e bem-estar

Home | Empresa | Serviços | Mídia | Contato

     

 


Aprendendo a confiar no parceiro

A confiança é um exercício diário de abrir mão do controle.

Confiar em alguém é algo que se aprende desde a infância. Os pais confiam nos filhos, os filhos confiam nos pais, os filhos crescem e confiam nos amigos, os amigos confiam nos outros amigos e assim por diante. Quando a confiança é bem estabelecida e a pessoa sabe que pode confiar, até que alguém lhe prove o contrário, o vinculo é seguro. Quando a pessoa sabe que precisa ficar com um pé atrás com as atitudes dos outros, ela não confia e o vínculo é inseguro.

Quando o vínculo é inseguro, todas as razões como chegadas tardias em casa e não atender o celular podem ser motivos para desconfianças quanto a fidelidade na relação.

A confiança é o elemento essencial em um relacionamento amoroso, uma vez que ela promove a segurança que uum precisa sentir, para em troca poder estar aberto para amar o outro.

Com um vínculo inseguro, pode existir ansiedade e ciume, e por causa deles, a pessoa passar a cuidar mais da vida do outro do que da sua própria, abrindo mão de se dar valor e ter um relacionamento saudável.

Este comportamento pode levar a pessoa a querer ter o controle sobre a fidelidade do outro, comprometendo a espontaneidade e a confiança nas relações afetivas.

Seguir todos os passos do parceiro nas redes sociais pode revelar baixa auto-estima e insegurança. Para ter um relacionamento saudável, é imprescindível que o casal converse sobre seus medos e inseguranças.

Quando uma pessoa foi desrespeitada em um relacionamento anterior, ou teve histórias de desrespeito na família, ela pode continuar a ter os mesmos medos de ser desrespeitada. Para conseguir confiar novamente, ela primeiro precisa ser compreendida, e aos poucos aprender a acreditar que a confiança é o melhor caminho para uma relação saudável.

Cobrar o parceiro não resolve, mostrar como ele é ciumento também não, apenas piora a situação e aumenta as brigas.

A Consultoria de Relacionamento & Bem-estar auxilia casais a lidarem com a insegurança e os medos do parceiro ou do casal, e com isso, aprenderem uma conduta adequada, respeitando as características de cada um.

Por Tayana Passos
Consultora de Relacionamento & Bem-Estar

Leia também outros artigos:

Voltar



 
(41) 3232-7097
(41) 9898-2021
tayana passos tayana passos