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Aprendendo a se destacar
das outras empresas

Valorizar o cliente é diferente do que ser um profissional insistente.

Atualmente saber como se destacar diante das empresas concorrentes é uma prática que a grande maioria dos empresários estão se dedicando a aprender.

Ter um currículo com títulos importantes e uma ampla carta de clientes é um grande diferencial, contudo, para manter o cliente satisfeito e fiel às vezes é preciso um pouco mais que isso.

A qualidade do serviço é um diferencial importante, no entanto, para o empresa chegar até o cliente e vender ela precisa saber como lidar com ele. O relacionamento interpessoal é uma competência que tornou-se imprescindível no mundo dos negócios.

Ser confundido com um vendedor insistente ou aparentar uma má administração da empresa pode gerar uma imagem negativa. A falta de comprometimento é um componente que tem deixado muitas empresas em desvantagem, enquanto as que investem na fidelização do cliente com responsabilidade antes, durante e depois da venda, ganham destaque no mercado.

Para atender o cliente e fidelizá-lo, é importante que a empresa saiba priorizar o atendimento para ele. É desagradável quando o cliente percebe que foi esquecido, ou que não foi devidamente atendido e valorizado. O cliente gosta de ser bem tratado, e cabe a empresa escolher ter um vínculo profissional, valorizando-o sempre que puder, seja com bônus, lembranças e oportunidades ou apenas quando quer renovar o contrato.

Em situações em que o empresário escolhe contratar um profissional para a área comercial da sua empresa, é importante que ele também esteja apto para fazer a sua parte, e treinar o profissional adequadamente. É comum em muitas áreas, o profissional ter maior ou menor entusiasmo para trabalhar se o seu chefe lhe ensina trabalhar como ânimo e respeito pelo cliente. É importante ter cuidado, uma vez que o profissional que representa a área comercial da empresa é o primeiro contato com o cliente, e a primeira impressão da mesma.  

A timidez, falta de iniciativa e pouca habilidade de comunicação podem impedir os empresários e profissionais de conquistarem boas vendas, e quando as competências necessárias para obter bons resultados são aprendidas a venda torna-se mais fácil e natural.

A Consultoria de Relacionamento & Bem-estar auxilia profissionais a ampliar suas estratégias nos relacionamentos profissionais, e com isso, aumentar suas vendas, produtividade e network.

Por Tayana Passos
Consultora de Relacionamento & Bem-Estar

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