tayana passos consultoria de relacionamento e bem-estar

Home | Empresa | Serviços | Mídia | Contato

     

 


Acabando com as fofocas no trabalho

Pessoas que fofocam raramente ganham cargos de confiança.

A maior parte das pessoas gostam de estar por dentro das novidades e saber de todas as fofocas que acontecem no lugar onde trabalham. É interessante saber quem está namorando com quem, quem cometeu um deslize e causou um problema grande com algum cliente ou venda, qual empresa não está indo bem nos negócios, e assim por diante.

A fofoca começa a se tornar um problema para você quando o alvo dela é a sua pessoa, ou quando você é associado à aquela pessoa que ajuda o assunto a se perpetuar. Nestas ocasiões, a situação pode complicar para o seu lado, e comprometer a sua imagem.

Tanto para os empreendedores como para profissionais autônomos, controlar as fofocas pode ser um dos aspectos mais delicados na gestão de negócios e de funcionários, uma vez que a sociedade incentiva a perpetuação das informações a partir dos diversos meios de comunicação.

Parar de se envolver nas fofocas é uma escolha, o primeiro passo é decidir ficar fora delas, ou seja, quando algum colega se dirigir até você para lhe contar algo, diga que está ocupado, ou que está com outros assuntos importantes na cabeça, ou simplesmente diga a verdade, que não está interessado em saber sobre o que não é da sua conta.

Não estar a par das fofocas pode ter uma consequência que muitos não querem sofrer: não ser mais bem-vindo entre aqueles que gostam dela, afinal, do que seria a fofoca sem os “fofoqueiros”? Para escolher o que fazer nestas circunstâncias é importante avaliar quais são os seus objetivos na empresa, ou que imagem você quer criar de sí mesmo perante as pessoas.

Em muitos casos, a pessoa que conta as fofocas não é associada com alguém que possa se confiar, e as pessoas que não gostam deste tipo de comportamento podem criar uma resistência com relação a presença dela. Será que o chefe de uma pessoa fofoqueira lhe daria um cargo de confiança?

Em contra partida, estar envolvido em uma fofoca pode ser constrangedor, especialmente se o assunto dela for realmente verdade. É de escolha daquele que está envolvido na fofoca decidir o que fazer com o assunto, contudo, quanto mais a pessoa foge e se constrange com a fofoca, pior a situação fica.

Fofocar é um comportamento, e portanto pode ser modificado, ou seja, a pessoa pode escolher parar de fofocar, ou aprender como se defender das fofocas. Entretanto, quanto mais a pessoa expõe a sua vida pessoal para as pessoas seja no mundo real ou virtual, maior chance ela tem de se tornar assunto das fofocas.

A Consultoria de Relacionamento & Bem-estar auxilia aquelas pessoas que desejam se desvincular seja diretamente ou indiretamente das fofocas, a aprenderem a criar uma imagem respeitosa de sí mesmas, e evitar possíveis julgamentos e fofocas quanto ao que escolhem fazer de suas próprias vidas.

Por Tayana Passos
Consultora de Relacionamento & Bem-Estar

Leia também outros artigos:

Voltar



 
(41) 3232-7097
(41) 9898-2021
tayana passos tayana passos