Se relacionar bem com a sua sogre pode facilitar ou dificultar o  relacionamento com seu parceiro.

Noivas e mulheres casadas, seu amado é nota 10, mas a sogra só lhe dá dor de cabeça? Tudo bem, pode desabafar! E agora, pronta pra mudar de idéia e ver ela com outros olhos? Também depende de você ter um bom relcionamento com ela!

Ter a sogra ao seu lado pode lhe trazer mais benefícios do que você imagina. Não queira ser rival ou inimiga da sua sogra! Lembre-se, ela é a mãe do seu grande amor, e vai fazer parte da sua vida por um bom tempo.

Conforme a idade e jeito dela, você tem duas possibilidades: viver estes anos em um clima desagradável com a família dele, com inveja, competição, raiva ou qualquer que seja a razão da animosidade entre vocês, ou você pode optar por ser política e ter mais cuidado com esta relação. Não estou lhe sugerindo para que você morra de amores pela sua sogra, mas a possibilidade de aprender a respeitá-la e conviver em família.

Ser política representa dar atenção a ela, falar sobre assuntos cotodoanos para ter sobre o que conversar e parecer amigável. A convivência é geralmente inevitável, e pode ser agradável ou não, conforme a sua postura.

Noivas, querem um conselho? É importante deixar ela participar da sua vida e da organização da festa de casamento, mande algumas mensagens de texto e/ou e-mails contando a ela o que você tem feito e decidido. Desta forma, ela se sente fazendo parte, mas sem ter uma influência direta, caso você não queira a participação dela.

Caso você seja noiva, lembre-se de que a rainha da vez é você, e dependendo de como for a sua sogra, ela pode sentir ciume, talvez por não ter tido a oportunidade de ter uma festa tão linda como a sua, ou por receio de você “roubar” o filho dela, ou qualquer que seja a razão. Muitas vezes a animosidade entre noras e sogras não tem nada a ver com a pessoa fulana, e sim com o que o casamento do filho representa para a mãe dele.

Não se trata de uma competição para saber quem faz melhor o trabalho de cuidar dele, mas sim uma nova etapa do ciclo vital, que prevê o crescimento dos filhos e a criação de uma nova família. Mas esta transição nem sempre acontece naturalmente, e pode dar pequenas e grandes confusões.

Se a intenção dela é implicar, é importante tentar não entrar no jogo! A Consultoria de Relacionamento & Bem-estar auxilia você a desenvolver a paciência e a habilidade de conseguir se relacionar bem com a sua sogra. Saiba o que é preciso ser feito para se dar bem com quem provavelmente  educou o seu grande amor, e pode facilitar ou prejudicar o relacionamento a dois.

Por Tayana Passos
Consultora de Relacionamento & Bem-Estar